quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Eu sou tão feio, mas tudo bem, você também é

Hoje voltando do trabalho pra casa, tempo cinza e chuviscando, estado de espírito "so down", ligo o rádio e duas músicas na sequencia me fiazem pensar em um milhão de coisas durante os 25 minutos do trajeto. Escolhi como título um pedaço da música do Nirvana pois é por esse assunto que pretendo começar. Vou terminar com uma canção do Oasis.

I'm so ugly, but that's okay, 'cause so are you - Eu sou tão feio, mas tudo bem, você também é.

Já li várias vezes e ouvi em muitas oportunidades que nós, seres humanos, somos um "projeto que deu errado". Cara, será isso mesmo? Será verdade "sapoha toda"?

Esse questão é profunda e filosófica. Mas ao mesmo tempo é tão simplista quanto uma lista de compras do supermercado.

Eu sou feio, mas tudo bem, porque você também é. Assim posso justificar as coisas feias dentro de mim pelo simples fato de saber que você também carrega uma enormidade de feiuras aí dentro.

A mesma mão que é capaz de ajudar a levantar e fazer um afago de carinho, capaz de apontar um caminho mais suave e com menos espinhos, também é capaz de bater a porta na sua cara por um motivo bobo. A mesma alma que acusa a outra de a estar machucando e magoando, fazendo acusações e cobranças repetitivas, está fazendo exatamente isso. Está machucando e magoando pelo simples fato de se sentir assim. 

Eu sou feio, mas tudo bem, você também é. Você é feio, por isso eu também sou. Precisa motivo melhor pro cara dar um tiro na cabeça e explodir os miolos? Talvez se o Kurt no auge das suas crises de depressão tivesse chegado a outra conclusão, se ele tivesse visto e sentido o ser humano de outra forma?  Eu sou bonito, pois você também é. Você é bonito, então também posso ser. 

Tudo isso é filosofia barata eu sei, mas num dia cinza e todo errado como hoje, quando coisas que a gente não sabe entender acontecem e se repetem a gente começa a ver "Como eu sou feio por dentro e sinto tanta coisa feia, mas tudo bem porque sei que você sente o mesmo, talvez coisas piores"

Hoje percebi o poder do reflexo na vida. Senti coisas feias. Me senti feio. Senti que você também é tão feio como eu. Por bater a porta na minha cara. Por eu ter sido magoado e estar magoando. 

No final somos todos feios, porque refletimos o que somos nos outros.

Mas aí vem a música seguinte. 

Don't look back in anger - Não olhe pra trás com raiva.

O caminho pode ser esse. Pra corrigir nossa "feiura" talvez baste não olhar pra trás com raiva. Saber reconhecer com gratidão se foi auxiliado em algum momento, jamais negar a mãe estendida se lhe for pedido ajuda novamente. Saber perdoar se foi magoado, com ou sem intenção. 

Se a vida te permitir desatar os nós do passado não exite, faça isso, porque essa é a melhor forma de pisar no futuro, com um passo firme, sem nada te amarrando lá atrás.

Sim, eu sou feio, você também é! Somos humanos. Mas temos a capacidade de perdoar e seguir em frente. 

Temos a capacidade de Não Olhar Pra Trás Com Raiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário