quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Um traço fino

No final das contas a gente percebe que o sentido da vida é sempre evoluir. Assim como o pintor almeja a mistura perfeita das cores na tela, como o desenhista e o tatuador buscam o traço fino em sua obra de arte, todos nós buscamos, ou ao menos deveríamos, buscar a evolução.

Profissionalmente, no que me propus exercer há bastante tempo, acredito que tenho evoluído de forma lenta porém contínua e persistente. Tecnicamente posso dizer que tenho alcançado meus objetivos pouco a pouco, de novo ressalto, naquilo que me propus fazer e me empenhei em evoluir, que é comunicar, ou apresentar um programa de rádio. O resultado final do meu trabalho, o que chega aos ouvintes e anunciantes, é muito mais influenciado pelo estado de espírito do que pela técnica alcançada. E apesar da fase conturbada, sinto-me feliz em constatar que o ponto de equilíbrio entre pessoal e profissional foi alcançado de tal forma que um deixou de influenciar diretamente o outro.

Mas a busca pela evolução continua. Como um bom e apaixonado leitor, de livros, revistas, blogs e artigos, sempre fui também apaixonado por escrever. E aí está um dos pilares fundamentais da evolução. Se existe uma paixão, busque aperfeiçoar isso. A paixão por algo é o principal e talvez o grande passo pra se tornar bom em alguma coisa. Mas é preciso reconhecer suas falhas. Não é porque você é um amente de futebol, que será um bom jogador, ser apaixonado e conhecer todas as músicas de uma banda não fazem de você um bom guitarrista. Gostar de ler não me torna um bom escritor. Mas me faz acreditar que essa paixão pode e deve ser levada a sério. Então decidi buscar a evolução, mais do que necessária, na arte de escrever. Depois de 14 anos sem estudar, é hora de partir em busca de conhecimento, da técnica necessária para evoluir em mais um aspecto dessa paixão pelas palavras. Nos próximos dias começa a minha vida acadêmica. Evoluir uma paixão é evoluir uma vida toda. É hora de evoluir em busca de meu traço fino na arte da escrita.

Mas a vida exige mais que evolução técnica, mais que evolução das habilidades e dons. A vida exige uma evolução completa. Evoluir, dar o próximo passo como ser humano. Evoluir corpo, mente e espírito.

O primeiro passo pra essa evolução é o pensamento. Mudar a forma de pensar, mudar a forma de desejar, mudar a forma de sentir, mudar a forma de agir. Mudar e entender que o amor não tem nada a ver com o que sempre se achou ser amor. Que não é preciso desamar, apenas desapegar. Deixar ir é evoluir. Deixar ser livre para enfrentar e aprender com as próprias escolhas. Entender que a escolha pode sim ter sido acertada, e que o caminho para encontrar essa evolução pode sim ter que passar pela distância, pela ausência, pela falta. O amor ensina. A dor ensina. A evolução passa por aceitar que cada um tem seu caminho e mesmo estando lado a lado se caminha sozinho. Mesmo estando sozinho não se deixa de estar lado a lado.

A quem escolher caminhar ao meu lado, mesmo que trilhando sozinho seu caminho de evolução, teremos uma história a partilhar. A quem escolheu e escolhe todos os dias um caminho longe dos meus passos, mesmo que à distância, eu desejo apenas o melhor. São caminhos diferentes mas que nos levam ao mesmo objetivo, são caminhos diferentes mas nos levam ao mesmo lugar. Evoluir. De mãos dadas, ou apenas juntos em pensamento e sentimento, estamos Evoluindo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário